Monte Castelo - Paróquia São Francisco de Assis

Dados históricos

Padroeiro: São Francisco de Assis
Fundação: 1999

Em dezembro de 1977, o Movimento Serra Clube de Tubarão, sob a presidência do Sr. José de Fáveri, promoveu, no Centro Comunitário Martinho Bressan do bairro Monte Castelo, uma homenagem a Dom Anselmo Pietrulla, Bispo da Diocese de Tubarão, que completava 72 anos de vida. Na ocasião, em conversa com membros do Movimento Serra e com os Padres Valdemar Carminati e Elias Della Giustina, Dom Anselmo os advertia que aí era lugar para se construir uma igreja. A primeira Comissão Provisória constituída sob a direção do Pe. Valdemar Carminati, pároco de Oficinas, para tratar do assunto, não obteve êxito.

Em 1980, no dia 30 de maio, após uma reflexão sobre comunidades e pequenos grupos, feita por Dom Osório Bebber com moradores do Bairro Monte Castelo reunidos no Clube 6 de Janeiro, nova Comissão foi constituída com os seguintes membros: presidente José de Fáveri; vice-presidente Divino Guarezi; primeiro-tesoureiro Osvaldo de Melo; segundo-tesoureiro Quintino Cesca; primeiro-secretário Pedro Armandio Ferreira; segundo-secretário Evaldo Anacleto Alves. Esta Comissão logo tratou de comprar um terreno e construir uma capela que foi dedicada a São Francisco de Assis, em reconhecimento a Dom Anselmo Pietrulla, filho do Seráfico Pai Francisco de Assis, que ali ideou a construção de uma igreja.

A primeira missa no Monte Castelo, dia 31 de agosto de 1980, foi campal, e presidida por Dom Anselmo e concelebrada pelo Padre Elias Della Giustina e Padre Celso Rohling. Nesta missa, fizeram-se presentes várias lideranças da Igreja Matriz de Oficinas e autoridades civis. A partir desta data, outras missas foram celebradas no Monte Castelo. Antes, as missas eram celebradas no Centro Social Jeremias Bristot.

A Capela São Francisco de Assis, pertencente à Paróquia de Oficinas, tornou-se sede da nova paróquia, criada e instalada dia 03 de outubro de 1999, por ocasião da Festa de São Francisco de Assis daquele ano. O ato de instalação procedeu-se na Santa Missa presidida por D. Hilário Moser, Bispo Diocesano, e concelebrada pelo Vigário Geral da Diocese Pe. Donato Darós, por Pe. Anselmo Buss e por outros padres das paróquias da cidade e do Seminário Nossa Senhora de Fátima. Após a homilia, o Vigário Geral fez a leitura do decreto de criação da nova paróquia formada por dez comunidades, desmembrando-a inteira da Paróquia São José Operário do Bairro Oficinas. Dom Hilário, então, deu posse ao Pe. Anselmo Buss, como primeiro pároco da Paróquia São Francisco de Assis.

As dez comunidades que passaram a fazer parte da nova paróquia são: Comunidade de Monte Castelo (Matriz), São Cristóvão, Lageado, São Luís, Linha Mesquita, Areado,  Sertão dos Mendes, Sertão dos Corrêas, Olaria do Tim e  Morro da Sanga.

O primeiro pároco reformou a então Capela São Francisco de Assis, dando-lhe aspectos de Igreja Matriz, e construiu a casa paroquial. Permaneceu como pároco até o dia 30 de janeiro de 2005.

De 09 de fevereiro 2005 a 22 de janeiro de 2006, foi pároco Pe. Pe. Itamar Faísca Nunes. De 29 de janeiro de 2006 a 15 de junho de 2008, Pe. Rafael Schlickmann. Pe. Carlos Henrique Machado Fernandes foi pároco de 22 de junho de 2008 a 13 de fevereiro de 2016. Neste período teve a colaboração dos padres Rogério Ramos, Bantu Mendonça (angolano residindo na Diocese), Ademir V. Borges e Rafael Uliano (de início como diácono e depois como padre). No dia 14 de fevereiro de 2016, iniciou o exercício de seu ministério pastoral na Paróquia, o Pe. Domingos Dorigon.

Comunidades:
Sertão dos Mendes - Santo Antônio