Sangão - Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto

Dados históricos

Padroeira: Nossa Senhora do Bom Parto
Fundação: 22 de outubro de 2000

No início da segunda metade do século XIX, o professor João Tavares e sua família chegam em Sangão, onde poucas famílias moravam e não tinha um lugar de oração. Sua esposa Dona Guilhermina trazia consigo uma pequena imagem de Nossa Senhora do Bom Parto, por quem nutria grande devoção. Dona Guilhermina começou a fazer a reza do terço, reunir as famílias à noite e, ali em sua própria casa diante desta pequena Imagem, rezavam o terço.

A comunidade foi crescendo, o espírito religioso despertando cada vez mais e a devoção à Maria foi aumentando. Foi adquirida uma nova imagem de Nossa Senhora do Bom Parto, que chegou no dia de ... Foi, então, construída uma capela de madeira e todos os anos, no dia 18 de dezembro, era realizada a festa de Nossa Senhora do Bom Parto, padroeira de Sangão. Sempre com a presença de grande número de devotos que compareciam para agradecer e pagar suas promessas.

A capela de Nossa Senhora do Bom Parto pertenceu à paróquia de Jaguaruna e, mais tarde, durante pouco tempo, à paróquia de Morro Grande. A comunidade de Sangão sempre teve o desejo da presença de um sacerdote residente. No dia 22 de outubro de 2000 este sonho se tornou realidade.

Sangão foi tornada paróquia pelo Bispo Diocesano Dom Hilário Moser. O primeiro pároco foi Padre Rafael Meurer Schlikmann ,de 2000 a 2004. Padre Pedro de Oliveira chegou no dia 07 de agosto de 2004 e permaneceu até o dia 02 de fevereiro de 2014. O terceiro pároco, padre Vanderlei Tezza, tomou posse no dia 02 de fevereiro de 2014 e continua atuando até hoje nesta Paróquia.

Comunidades:
Chapada do Orvalho - Santa Luzia